Um dos principais cartões postais de Cruz Alta irá passar por transformações. O Museu Erico Veríssimo aguarda peritos da Fundação de Ciência e Tecnologia para avaliar a estrutura do local. Confira a reportagem apresentada na TV Câmara da cidade no telejornal Fatos da Semana em 07/03/2010. Veja ao vídeo!
Nascido na cidade de Cruz Alta (RS), em 1905, Érico Veríssimo é considerado um dos maiores expoentes da geração do realismo de 1930, conhecida como a segunda geração do modernismo no Brasil. Filho de farmacêutico, seguiu a profissão do pai e resolveu viver de literatura após a falência de sua farmácia, na década de 30. Mudou-se para Porto Alegre e conseguiu um emprego como secretário de redação na revista do Globo. Nessa época,traduziu obras do inglês e também publicou seu livro de estreia, a coletânea de contos Fantoches. Apesar da vendagem baixa, no ano seguinte lançou seu primeiro romance, Clarissa.
Em 1938, foi a vez de Olhai os lírios do campo, cuja grande repercussão rendeu traduções em línguas como o indonésio. Mas, foi apenas em 1947, que começou a se dedicar à trilogia O tempo e o vento, considerada sua obra-prima. O livro reconta 200 anos de história do Rio Grande do Sul em mais de 2 mil páginas. O escritor morreu em decorrência de um ataque cardíaco em 1975, deixando incompleto o segundo volume de sua autobiografia.
A BIOGRAFIA DE ERICO VERÍSSIMO...
Em webdocumentário, saiba mais sobre a obra O Tempo e o Vento, de Erico Verissimo, que completa 50 anos. Vídeo zerohora.com
Resenha do livro "O Tempo e o Vento", de Érico Veríssimo.
Erico Verissimo conta se nós gaúchos somos brasileiros ou não.
O Rio Grande do Sul, de Érico Verissimo (1905-1975), é o cenário de Um contador de histórias, onde o escritor aparece em família. Imita um samurai, faz mágicas para os netos, caminha nas ruas de Porto Alegre. Verissimo reencontra sua cidade natal, Cruz Alta, onde volta à casa da infância, sempre ao lado da mulher, Mafalda: Sei que não é fácil ser mulher de um escritor como eu. Eu me amo, mas não me admiro. Preciso de sua presença vigilante e amorosa, declara.