segunda-feira, 23 de maio de 2016

A PALAVRA É: "SOLIPSISMO"... (Observação pessoal: Em alguns pontos eu penso um pouco diferente do autor em seus escritos).... 1) DO LATIM "SOLO IPSE", traduzido por "ele sozinho". 2) Doutrina filosófica segundo a qual só existem o "eu" e suas sensações, sendo os outros (seres humanos ou objetos) meras impressões sem existência própria. 3) O solipismo é a consequência extrema de se acreditar que o conhecimento deve estar fundado em estados de experiência interiores e pessoais, não sendo possível estabelecer uma relação direta entre esses estados e o conhecimento objetivo de algo para além do eu. "Imagino que para os jovens adultos cultos dos anos 60 e 70, para quem o horror dos horrores era a hipocrisia conformista e repressora da geração de seus pais, a evocação de um eu lib... deveria parecer redentora e mesmo heroica. Já para os jovens adultos cultos do anos 90 - que são, obviamente, filhos das infid... e dos divorciados sobre os quais o Sr Updike tão belamente escreveu - restou assistir a todo esse admirável mundo novo de individualismo, autoexposição e liberdade sex...degenerar na anomia autoindulgente e sem alegria da Geração do Eu. A geração com menos de 40 anos de hoje é assombrada por horrores bem diferentes, com destaque para a anomia e o solipsismo e para um tipo de solidão tipicamente americano: a perspectiva de morrer sem nunca ter amado nada além de si mesmo". (David Foster Wallace, no ensaio "Será que existe o Fim dos Magníficos Narcisistas?", sobre John Updike, publicado em 1997)... Conforme consta em um dos meus recortes de Jornal da Universidade UNISINOS do dia 19 de Outubro de 2014...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiquei surpreso e você????????