domingo, 31 de maio de 2015

Estudando para o ENEM 2015 na Prática e buscando conhecer assim as obras dos Escritores da Nossa Literatura Portuguesa... Uma Tarde Fria e Chuvosa do "Outono Portalegrense" de Visitação no Memorial do Escritor Gaúcho "Erico Veríssimo" onde fiquei fascinado com seus Escritos de Grandes Obras Literárias, na Rua da Praia da Capital dos Gaúchos... — em Memorial Erico Veríssimo Rua dos Andradas - ou tbm Rua da Praia, centro de Porto Alegre, Rio grande do Sul, Brasil. Em 209 de Maio de 2015... Erico Veríssimo é um contador de histórias. Assim, não esta Perdido no passado, porque suas obras podem ser lidas hoje com o mesmo sabor do dia em que as escreveu. Muito de seus personagens saíram dos livros para viver no imaginário de milhões de leitores. Livros escritos originalmente em português, gaúcho e brasileiro, mas que foram traduzidos para as línguas mais faladas no planeta Terra. Aqui foi criado um espaço para receber os leitores do mais "famoso escritor". E também a todas as pessoas curiosas em conhecê-lo, em penetrar pela primeira vez no seu "mundo construído com palavras". Um "espaço lúdico" para crianças e adultos. Onde nós, deste Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo, "em plena Rua da Praia", aquela que não tem praia, aquela que não tem rio, estendemos...



Um dos principais cartões postais de Cruz Alta irá passar por transformações. O Museu Erico Veríssimo aguarda peritos da Fundação de Ciência e Tecnologia para avaliar a estrutura do local. Confira a reportagem apresentada na TV Câmara da cidade no telejornal Fatos da Semana em 07/03/2010. Veja ao vídeo!


Nascido na cidade de Cruz Alta (RS), em 1905, Érico Veríssimo é considerado um dos maiores expoentes da geração do realismo de 1930, conhecida como a segunda geração do modernismo no Brasil. Filho de farmacêutico, seguiu a profissão do pai e resolveu viver de literatura após a falência de sua farmácia, na década de 30. Mudou-se para Porto Alegre e conseguiu um emprego como secretário de redação na revista do Globo. Nessa época,traduziu obras do inglês e também publicou seu livro de estreia, a coletânea de contos Fantoches. Apesar da vendagem baixa, no ano seguinte lançou seu primeiro romance, Clarissa.

Em 1938, foi a vez de Olhai os lírios do campo, cuja grande repercussão rendeu traduções em línguas como o indonésio. Mas, foi apenas em 1947, que começou a se dedicar à trilogia O tempo e o vento, considerada sua obra-prima. O livro reconta 200 anos de história do Rio Grande do Sul em mais de 2 mil páginas. O escritor morreu em decorrência de um ataque cardíaco em 1975, deixando incompleto o segundo volume de sua autobiografia.

A BIOGRAFIA DE ERICO VERÍSSIMO...

Em webdocumentário, saiba mais sobre a obra O Tempo e o Vento, de Erico Verissimo, que completa 50 anos. Vídeo zerohora.com
Resenha do livro "O Tempo e o Vento", de Érico Veríssimo. 
Erico Verissimo conta se nós gaúchos somos brasileiros ou não.

O Rio Grande do Sul, de Érico Verissimo (1905-1975), é o cenário de Um contador de histórias, onde o escritor aparece em família. Imita um samurai, faz mágicas para os netos, caminha nas ruas de Porto Alegre. Verissimo reencontra sua cidade natal, Cruz Alta, onde volta à casa da infância, sempre ao lado da mulher, Mafalda: Sei que não é fácil ser mulher de um escritor como eu. Eu me amo, mas não me admiro. Preciso de sua presença vigilante e amorosa, declara.

Um comentário:

  1. Olá, pessoal! Você já ouviu falar do Infinity Line, um programa onde você participa com R$ 20,00 reais, só isso e depois vai repassando gerando lucro? Estou participando, pesquisei e vale a pena! Você não gostaria de participar? Dá uma olhada no link e no vídeo, http://www.officeinfinity.org/milasan https://www.youtube.com/watch?v=p02t8K-VMRU e se interessar se registra! Eles já avisaram quem está participando antes que o lucro total é mito, mas um pouquinho dá pra tirar! Qualquer dúvida é só falar comigo, ok! cami.joli@gmail.com Até mais!!!

    ResponderExcluir

Fiquei surpreso e você????????